Sudoeste da Noruega de Motorhome – Roteiro de 6 Dias

Se você perdeu os dois primeiros posts da série sobre a Noruega, clique aqui. Contei tudinho sobre o aluguel da nossa campervan e os campings onde ficamos.

Também sugiro dar uma olhada nos meus Stories do Instagram, salvei os melhores momentos da nossa viagem nos highlights. :)

Sudoeste da Noruega – Roteiro de 6 Dias

Conforme mencionei no post anterior, o objetivo da nossa viagem para a Noruega era aproveitar a natureza, ou melhor, os seus famosos fiordes. Porém, não queríamos ver os fiordes apenas de longe, a ideia era curti-los ao máximo! Por isso, fizemos uma road trip focada em trilhas.

E não é que deu certo? Vimos os fiordes noruegueses de todos os ângulos: subindo no topo, passando de barco, cruzando de carro. Foi incrível.

Sudoeste da Noruega

Para quem curte esse tipo de aventura, o sudoeste da Noruega é um paraíso.

Porém, esse é um tipo de viagem complexo de planejar: decidir qual vai ser o roteiro de carro, alugar campervan, dormir uma noite em cada lugar,  decidir as trilhas, organizar toda a logística… ufa! Por isso, estou escrevendo vários posts, cada um contando uma parte da viagem.

Aqui, vou explicar tudo sobre o nosso roteiro de carro. Na sequência, contarei detalhes sobre os três hikings: Kjerag, Prekestolen e Trolltunga.  Bora lá?

Dia 01 – Chegada em Oslo

Chegamos no aeroporto de Oslo no início da tarde. A empresa na qual alugamos a campervan (Touring Cars Norway) oferecia shuttle gratuito de/para o aeroporto e eles já estavam lá nos esperando (mais informações aqui).

Ao chegar na Touring Cars, assistimos a um vídeo explicativo de 20 minutos, assinamos contrato e recebemos algumas instruções sobre a nossa “casinha”. Saímos de lá pelas 17h e fomos direto para o Ramton Camping (aproximadamente 1 hora e 30 minutos de viagem).

Pegando nossa campervan!

Estávamos super cansados, então não fizemos nada além de tomar banho e dormir.

Dia 02 – Viagem para Lysebotn

Esse dia foi todinho na estrada. Acordamos bem cedo e saímos as 4h30 da manhã! Foi lindo e divertido, mesmo com muita chuva! Demoramos aproximadamente 10 horas para chegar no nosso destino: o camping em Lysebotn, que fica pertinho da trilha para o Kjerag, na área do Lysefjord (só nomes fáceis, né?).

No caminho, passamos pela famosa igreja Heddal Stave Church, maior igreja de madeira do país, construída pelos Vikings em 1242! Estava fechada, então só conhecemos por fora.

Também vimos muitas casas com o telhado verde (com plantas em cima mesmo!), bem característicos da Escandinávia.

No caminho paramos em uma cidadezinha (que não lembro o nome), fizemos um lanche e fomos no supermercado. Compramos coisas para café da manhã e (dica de ouro) massa com molho pesto! Essa opção é perfeita para cozinhar na campervan, pois precisa de apenas uma panela e zero esforço, hahahaha. Nós jantamos massa ou sanduíche quase todos os dias :P.

Quando chegamos no camping em Lysebotn, curtimos um pouco a paisagem, fizemos um lanche, tomamos banho e dormimos.

Dia 03 – Hiking Kjerag 

Dia da nossa primeira trilha na Noruega: Kjerag, o hike que leva para a famosa pedra Kjeragbolten. Obviamente as paisagens eram sensacionais e o esforço valeu a pena. Mas foi bem difícil! Farei um post contando tudinho. :)

Como tínhamos começado a trilha bem cedo (pelas 6:30), chegamos de volta ao camping em torno de 15:00. Almoçamos, tomamos banho e pegamos a balsa para Stavanger (a balsa fica bem do lado do camping). Informações sobre horários e valores neste link.

O passeio foi lindo e fechamos o dia com chave de ouro! Recomendo muito.

Nessa noite, dormimos no camping em Stavanger.

Dia 04 – Stavanger

Stavanger, a 4a maior cidade da Noruega, é uma fofura! Nós ficamos apenas um dia, então acabamos vendo apenas as principais atrações. Vou escrever um post contando mais detalhes.

Nessa noite, dormimos no mesmo camping em Stavanger.

Dia 05 – Hiking Prekestolen

Sudoeste da Noruega

Mais um dia acordando 4h da manhã! Pegamos a balsa de Stavanger para Tau às 5h15 e começamos a trilha antes das 7h.

Essa é a trilha mais famosa da Noruega. Prekestolen (Pulpit Rock) recebe aproximadamente 300 mil visitantes por ano. Também fica no fiorde Lysefjord e as paisagens são de tirar o fôlego.

Saímos de lá no início da tarde rumo ao camping de Odda (onde dormimos). Foram aproximadamente 5 horas de viagem, considerando as paradas.

Dia 06 – Hiking Trolltunga

Sudoeste da Noruega

Ô coisa mais linda! Pra mim, essa foi a trilha mais sensacional da Noruega. Como de costume, acordamos BEM cedo (às 4h) e estávamos no início da trilha às 6h30. A caminhada é longa e chegamos na nossa campervan às 15h.

Depois da trilha, almoçamos ali no estacionamento e pegamos a estrada novamente. O próximo destino era Oslo, a aproximadamente 5 horas de Odda! Como estávamos cansados, decidimos dormir em camping na estrada (aliás, foi o melhor camping da vida!) e continuar viagem no outro dia pela manhã.

Obs: foi um dia longo. Acordamos às 4h, caminhamos 21km e depois dirigimos 3 horas. Que doidos, hahahah. Se você tiver mais tempo, pode dormir em Odda nessa noite para poder descansar!

Dia 07 – Oslo

Dia de voltar para Oslo, entregar nossa campervan e conhecer a cidade.

Saímos cedo (que novidade! :P) e chegamos em Oslo em torno de 8h para entregar nossa “casinha”. A Touring Cars Norway oferece shuttle gratuito para uma estação de trem ali pertinho (ou para o aeroporto).

Fomos para o centro, onde ficava o nosso hotel e tivemos um dia para conhecer a cidade. Claro que é pouco, mas conseguimos curtir bastante e o dia estava lindo. Ainda vai ter post sobre Oslo, tá bem?

E aí, gostaram do roteiro? Conta pra mim! <3

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →