Transporte em Seattle – Como se locomover na cidade

Neste post, explico tudinho sobre como funciona o transporte público em Seattle e quais são as melhores opções para quem está vindo a passeio.

Para começar, sabia que Seattle é uma das cidades com o melhor sistema de transporte público dos Estados Unidos? Aqui temos trens, bondes, bicicletas compartilhadas, ônibus, balsas, Uber, Lift e até barco táxi. Dependendo do tipo de turista que você é, não precisa alugar carro (aliás, estacionar na região central pode ser difícil e caro).

Transporte em Seattle – Dicas:

1. Para abrir mão do carro e usar o transporte público com facilidade, sugiro ficar em algum desses bairros: Downtown, Belltown, Lower Queen Anne, South Lake Union, First Hill, Capitol Hill, Pioneer Square ou International District.

2. Baixe o aplicativo Trip Planner. Ele integra todas as opções de transporte em Seattle. É ótimo para saber a parada/ponto mais próxima, horários, valores, etc.

3. As formas de pagamento variam conforme o meio de transporte. Na minha opinião, as melhores opções são: Orca Card, para quem vai usar muito o transporte público; ou o aplicativo Transit Go Ticket, para quem prefere comprar ingressos avulsos. Na sequência, vou explicar melhor cada um deles.


Transporte em Seattle – Formas de Pagamento:

Orca Card

O Orca Card é o cartão de “débito” utilizado para pagamento do transporte. Apenas as estações maiores possuem as máquinas que vendem o cartão, como essa da foto abaixo.

Transporte em Seattle

O cartão custa $5*, mas você precisará adicionar o dinheiro das “passagens” à ele. Por isso, acho que o Orca Card só vale a pena para quem pretende utilizá-lo por pelo menos três dias e, além disso, planeja usar o transporte público mais de 2 vezes por dia.

Se esse for o seu caso, compre o cartão e adicione o Regional All Day Pass, que atualmente custa $8/dia* e oferece número ilimitado de viagens em ônibus (King County Metro Transit), trens (Link Light Rail) e bondes (Seattle Street Cars).

Como usar: no trem, bonde, barco táxi e na balsa, o pagamento é feito antes de embarcar – encoste o seu cartão em um desses leitores (foto abaixo) e o valor será debitado.

Transporte em Seattle

No ônibus, o pagamento é feito na entrada –  encoste o cartão no sensor que fica ao lado do motorista (entre pela porta da frente).

Obs: você pode utilizar o Orca Card para pagar o Water Taxi (barco táxi) e a Washigton State Ferry (balsa), mas vai ter que adicionar dinheiro extra, pois ambos não estão inclusos no All Day Pass.

Transit Go Ticket App

Esse aplicativo é gratuito e super prático! É só baixar, cadastrar seu cartão de crédito e comprar o ticket. Quando estiver pronto para embarcar, basta ativar o bilhete e pronto!

Como usar: no ônibus, você mostrará a tela do seu telefone ao motorista; no barco táxi, você mostrará para o funcionário que verifica os bilhetes antes do embarque; no bonde e no trem a fiscalização é aleatória.

Dinheiro

Você pode pagar a passagem de ônibus com dinheiro, mas tem que ser o valor certinho, pois eles não dão troco. Aliás, você entrará pela porta da frente e vai colocar o dinheiro em uma caixinha/máquina que fica ao lado do motorista.

O Link Light Rail e o Seattle Streetcar também podem ser pagos com dinheiro, mas não na hora do embarque. Para ambos, é preciso comprar o ticket nas máquinas, que são encontradas em apenas algumas estações.

Resumo de ópera: é bem melhor baixar o aplicativo que citei acima (Transit Go), assim você não precisa se preocupar com dinheiro trocado e nem em achar a máquina para comprar bilhetes.


Transporte em Seattle – Opções:

Link Light Rail (trem)

Esse trem cobre o trecho do aeroporto Sea-Tac até a University of Washington. Os trens passam em média a cada 6 minutos e levam cerca de 40 minutos do aeroporto até a estação Westlake, no centro de Seattle. Se você estiver sozinho, ou em um grupo pequeno, essa é a forma mais econômica de ir do aeroporto à parte central da cidade.

Transporte em Seattle

Como pagar: Orca Card, Transit Go Ticket ou dinheiro (lembre-se que para pagar em dinheiro, você precisa comprar o ticket na máquina antes de embarcar).
Valores e mais informações: soundtransit.org

King County Metro Transit (ônibus)

King County Metro Transit fornece serviço de ônibus no centro de Seattle e bairros periféricos. São mais de 200 linhas! Dá para ir pra cima e para baixo sem problemas. Mas lembre-se de baixar o aplicativo para facilitar a sua vida!

Como pagar: Orca Card, Transit Go Ticket ou dinheiro (leve o valor certinho, pois eles não dão troco).
Valores e mais informações: kingcounty.gov

Seattle Streetcars (bondes elétricos)

Existem duas linhas de bondes elétricos: uma deles faz o trecho do South Lake Union (região onde fica a Amazon Go) até Downtown; a outra vai do Internacional District (Chinatown) até Capitol Hill, onde fica a Starbucks Reserve e vários bares e restaurantes bacanas.

Transporte em Seattle

Como pagar: Orca Card, Transit Go Ticket ou dinheiro (lembre-se que para pagar em dinheiro, você precisa comprar o ticket na máquina antes de embarcar).
Valores e mais informações: seattlestreetcars.org

Water Taxi (barco táxi)

O Water Taxi é a melhor forma de ir da região dos píeres (waterfront) para West Seattle, onde fica Alki Beach. O passeio vale muito a pena, pois a vista da cidade da Baía de Elliot é incrível. Chegando lá em West Seattle, você pode caminhar até Alki por um calçadão bem bacana (aproximadamente 30 minutos) ou pegar um ônibus gratuito que passa na frente do pier.

Como pagar: Orca Card, Transit Go Ticket ou cartão de crédito (para pagar com cartão de crédito, você precisa comprar bilhete antes de embarcar).
Valores e mais informações: kingcounty.gov

Washington State Ferry (balsa)

Apesar da balsa fazer parte do sistema de transporte público da cidade, cruzar o Puget Sound para ver a skyline virou uma atração turística. Cada trecho dura em torno de 35 minutos. Dá para fazer um “bate-volta”, ou seja, desce da balsa e já embarca na próxima para voltar. Mas a ilha é uma gracinha, tem um centrinho com cafés, restaurantes e uma cervejaria ótima (Alehouse on Winslon).

Como pagar: Orca Card, Transit Go Ticket ou cartão de crédito (para pagar com cartão de crédito, você precisa comprar bilhete antes de embarcar).
Valores e mais informações: wsdot.wa.gov

Uber e Lift

Esses aplicativos são populares em diversas cidades e também funcionam super bem em Seattle. Se você estiver em um grupo de 3 ou 4 pessoas, o Uber ou o Lift acabam sendo opções mais econômicas do que o ônibus (principalmente para pequenas/médias distâncias).

Eu sugiro baixar os dois, assim você pode comparar os preços e chamar o que estiver mais barato para aquela corrida.

Bicicletas compartilhadas

Seattle possui um sistema maravilhoso de bicicletas compartilhadas, chamado dockless bikes. O grande diferencial das dockless bikes é o fato de elas não terem estações de aluguel/devolução. Ou seja, você pode pegar e devolver a sua bicicleta em qualquer lugar. Contei todos os detalhes nesse post.

* Valores sujeitos à alterações.


Guias brasileiras em Seattle

Planejando uma viagem para Seattle? Venha passear conosco!
Conheça Seattle com quem mais ama e entende da cidade. Temos várias opções de passeios e também fazemos tours personalizados.

Mande e-mail para contato@guiasemseattle.com ou visite a nossa página para saber mais.

8 Comentários

  • Nadia
    1 de julho de 2019 at 7:26 PM

    Oi Camila, seu post foi bem esclarecedor. estou indo pra ai em agosto!! Duas perguntas: Tem máquina na King Station do Orca Card e ela aceita dinheiro pra comprar e carregar o cartão? outra pergunta: o uber e o lift aceitam pagamento em dinheiro ou somente cartão? Obrigada

  • alessandra
    15 de fevereiro de 2019 at 10:19 AM

    oi, tudo bem? estou ansiosa pela visita na sua cidade em breve! queria saber até que horário consigo usar transporte público para a região do aeroporto.Obrigada pelas dicas preciosas!

    • camilapicolli
      16 de fevereiro de 2019 at 11:08 AM

      Oi, Alessandra! Tudo bem? O Link Light Rail funciona das 5 am a 1am de segunda à sexta e das 6 am até a meia-noite nos finais de semana! Beijos

  • Nani
    25 de julho de 2018 at 7:23 PM

    Oi Camila, muito bom o post! Fiquei com uma dúvida sobre como fazer baldeação com o aplicativo (pra pegar 2 ônibus pra chegar no destino preciso pagar 2 passagens ou rola um “bilhete único”?)
    Obrigada

    • camilapicolli
      25 de julho de 2018 at 8:39 PM

      Oi Nani! Que bom que você gostou do post.

      Depois que você fizer a compra pelo aplicativo, vai ter que ativar o ticket (quando estiver embarcando). Depois de ativado, ele vale por 2 horas. Durante esse período, você pode trocar de ônibus sem problemas (e usar esse mesmo ticket que está ativo).

      Qualquer dúvida é só me escrever.
      Beijos

  • Adriana
    17 de maio de 2018 at 3:31 PM

    Olá , obrigada pelo post. Queria tirar uma dúvida, achei ótima a ideia do allicatico transit go ticket, e pretendo andar com ele. Posso comprar ticket para outra pessoa no meu cadastro , compro 2 tickets e ativo os dois na hora de pegar o bus. Obrigada

    • camilapicolli
      20 de maio de 2018 at 8:05 AM

      Oi Adriana! Sim, pode fazer isso :)

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →