Aluguel de bicicletas compartilhadas em Seattle

Em meados de 2017, a cidade de Seattle passou a oferecer um serviço de compartilhamento de bicicletas até então inédito no país: o modelo dockless bikes.

O grande diferencial das dockless bikes é o fato de elas não terem estações de aluguel/devolução. Ou seja, você pode pegar e devolver a sua bicicleta em qualquer lugar. O modelo é febre na China e já está sendo testado em diversas cidades americanas.

 aluguel de bicicletas em Seattle

O serviço é super simples – basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro (onde você vai colocar o seu cartão de crédito) e ponto. Para ver a disponibilidade de bicicletas, basta abrir o mapa no aplicativo.

Para desbloquear, é só escanear o código QR  e – tchanã – sair pedalando. A melhor parte é poder deixar a bicicleta em qualquer lugar quando você terminar o passeio (com algumas restrições que eu explico abaixo).

 aluguel de bicicletas em Seattle

Empresas de dockless bikes em Seattle

Três empresas oferecem o serviço em Seattle: LimeBike, Spin e Ofo.

  • LimeBike – valor: $1 por 30 minutos ou $29.95 por mês para 100 passeios (com o Lime Prime).

LimeBike foi a única que eu já testei. Super aprovada! O aplicativo funcionou direitinho, a bicicleta estava ótima e bem novinha. Tem até farol e buzina.

 aluguel de bicicletas em Seattle

 aluguel de bicicletas em Seattle

  • Spin – valor: $1 por 30 minutos ou $29 por mês para número ilimitado de passeios (cada passeio no máximo 30 minutos).
  • Ofo – valor: $1 por hora.

Perguntas frequentes

  • Onde posso deixar a bicicleta? As bicicletas podem ser estacionadas em calçadas ou em qualquer rack de bicicletas da cidade. Mesmo assim, quando for escolher o lugar na calçada, é preciso ter cuidado para não bloquear passagem de pedestres, paradas de ônibus ou esquinas. Além disso, não é permitido deixar a bicicleta na grama.
  • Tenho que usar capacete? Sim! Por lei, aqui no estado de Washington, o uso de capacete é obrigatório e a multa para quem não usa é de $30. Porém, vejo muitas pessoas sem capacete dentro dos parques.
  • Posso andar na calçada? No geral, pode. Mas preste atenção na sinalização, pois em alguns lugares é proibido.

Curiosidades

Esse é um projeto piloto. No início de 2018 a prefeitura tomará uma decisão sobre manter ou não as dockless bikes. Porém, os especuladores dizem que elas serão mantidas.

Parece que os Seattleites gostaram da proposta! Dados da prefeitura dizem que as bicicletas são alugadas em média 2,2 vezes por dia e Seattle tornou-se uma das cidades com maior uso de bicicletas compartilhadas dos Estados Unidos (perdendo apenas para Nova York).

Mas nem tudo é perfeito. Apesar das regras sobre o uso das bicicletas serem claras, há um pouco de vandalismo. Por diversão (ou sacanagem) algumas pessoas deixam as bicicletas em lugares completamente inadequados. Obviamente, isso gera custo para as empresas administradoras. Até uma conta no Twitter foi criada para compartilhar o mau uso das docklees bikes (@DocklessBike).

Confesso que eu fico revoltada quando vejo essas fotos. Nunca pensei que o povo daqui seria mal-educado, sabe?

Mas, enfim, estou torcendo para que as dockless bikes sejam mantidas e que as pessoas se conscientizem. A proposta é muito boa, tanto pra quem mora aqui, quanto para os turistas.

Assim que tivermos novidades, atualizarei este post!


Guias brasileiras em Seattle

Planejando uma viagem para Seattle? Venha passear conosco!
Conheça Seattle com quem mais ama e entende da cidade. Temos várias opções de passeios e também fazemos tours personalizados.

Mande e-mail para contato@guiasemseattle.com ou visite a nossa página para saber mais.

3 Comentários

  • Pingback: Transporte em Seattle - Como se locomover na cidade - Mila em Seattle

  • camilapicolli
    10 de dezembro de 2017 at 8:17 PM

    Muito obrigada, Carlos! :D

  • Carlos Macena
    10 de dezembro de 2017 at 11:16 AM

    A ideia é muito legal. Aqui no Rio o uso das bikes alugadas vem sendo bastante utilizado a despeito da total falta de estrutura de nossa cidade. Quem sabe no futuro possamos também adotar esse novo. Ótimo texto, como sempre bastante instrutivo. Parabéns!

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →