7 Dicas de Viagem para Havasu Falls

7 Dicas de Viagem para Havasu Falls

Havasu Falls é um paraíso escondido no Grand Canyon. A famosa cachoeira de água azul-turquesa fica em uma reserva indígena, chamada Havasupai, no Arizona. A região é repleta de riachos, piscinas naturais, muitas cachoeiras e cascatas incríveis. As paisagens são de cair o queixo! Sem dúvida um dos lugares mais lindos que eu já visitei.

Neste post eu dou dicas de planejamento de viagem para Havasu Falls. Para saber mais detalhes sobre o nosso roteiro de 4 dias, clique aqui. 


Dicas de viagem para Havasu Falls

1) Ir por conta ou com guia?

Esta é a primeira decisão a ser tomada. Nós fomos com um guia e foi muito legal. Se você não está acostumado a acampar em lugares remotos e sem infraestrutura, essa é uma ótima pedida.

Por indicação de amigos, nós optamos pela Wildland Trekking, uma empresa especializada em turismo de aventura. No pacote está incluso:

– Um guia que fica 24 horas à disposição do grupo (organiza tudo, monta as barracas, guia as caminhadas, prepara comidas, lava louças e até cuida dos machucados nos pés)
– Alimentação (incluindo todas as refeições e os lanches)
Hiking poles (bastão de caminhada), mochila, barraca, saco de dormir, travesseiro e colchonete de camping
– Permissão para acampar em Havasu Falls (este item é bem importante, pois é difícil conseguir a permissão devido à popularidade e limitação de espaço na reserva)
– Transporte até o início da trilha*
– Transporte dos pertences mais pesados até o camping (eles usam mulas, assim você não precisa carregar muito peso na mochila)

dicas de Havasu Falls
Este era o nosso camping <3
dicas de Havasu Falls
Um dos nossos piqueniques organizado pelo guia. Olhem esse lugar! Almoço com vista nível máximo.
dicas de Havasu Falls
Tendo as minhas bolhas cuidadas pelo querido guia Nick.
dicas de Havasu Falls
As mulas que levam as coisas mais pesadas para o camping. Muito cena de filme de faroeste, não acham?

O nosso grupo era de 6 amigos (originalmente 8, mas infelizmente dois tiveram que cancelar). Ir com essa turma deixou a viagem ainda mais especial. Foi muita diversão, aprendizado e superação. É bom sair da zona de conforto, né? Ainda mais quando estamos bem acompanhados.

Porém, se você estiver sozinho, não desanime – a Wildland monta grupos de pessoas “avulsas”!

dicas de Havasu Falls

dicas de Havasu Falls

Eu amei toda a experiência e indico muito a Wildland Trekking (juro que este post não é patrocinado). Alguns detalhes sobre o pacote:

* Duração: 4 dias
* Valor por pessoa: $1.350
* Pagamento: $250 na reserva/ $1.100 60 dias antes da viagem
* Gorjeta para o guia: sugere-se no mínimo 10%

Se você preferir, pode fazer a viagem por conta própria. O primeiro passo é conseguir a permissão para acampar. Aqui estão algumas informações:

* Permissão para acampar: $25 por pessoa/noite
* Taxa de meio ambiente: $10 por pessoa
* Entrada: $50 por pessoa

Ou seja, a primeira noite custa $85 por pessoa e as demais $25.

Para reservas, ligue para o Havasupai Tourism Office +1 (928) 448-2121, ou mande um email para httourism0@havasupai-nsn.gov. Mas programe-se com antecedência, as permissões normalmente esgotam em fevereiro.

* Dependendo de onde você ficar hospedado, será buscado no hotel. A outra opção é encontrar o guia em algum ponto de encontro. Esses detalhes são combinados mais perto da data da viagem.

2) Quando ir

A alta temporada é de abril a setembro, mas a melhor época é de maio a meados de junho. Antes disso pode estar frio, o que limita os banhos de cachoeira; depois pode estar muito quente (acima de 40 graus), o que pode tornar as caminhadas bem exaustivas.

Fomos na terceira semana de maio e a temperatura estava ótima. Perfeito para dar mergulhos como esse do vídeo! Olhem a cor da água e as paisagens em volta. É muito amor <3.

3) Como chegar

Os aeroportos mais convenientes para essa viagem são os de Las Vegas e Phoenix. Mas Havasu fica em um local remoto, então é preciso alugar carro e dirigir até alguma cidade próxima ao início da trilha.

A dica é chegar no Arizona um dia antes do seu hiking para Havasu Falls e voltar um dia depois. A nossa trilha, por exemplo, teve 4 dias de duração, mas a viagem foi de 6 dias. Ou seja, viajamos de Seattle para Vegas na quinta de manhã, fizemos a trilha de sexta à segunda-feira e voltamos para Seattle na terça. Por isso, é preciso reservar hotel para a primeira e para a última noite.

4) Onde ficar

A Wildland Trekking sugere Flagstaff, cidade que fica a 4 horas de Las Vegas e a 2h30 de Phoenix.

Nós preferimos ficar em Peach Springs, a 2h30 de Las Vegas e a 1h30 do início da trilha para Havasu. A localização era super conveniente, mas a cidade era tão pequena que não tinha nem sinal de telefone.

Mapa: ponto A – aeroporto de Las Vegas, ponto B – Peach Springs, ponto C – início da trilha.

O nosso hotel era o Hualapai Lodge – bem simples, mas limpinho. Pontos negativos: tinha barulho de trem o tempo todo, a internet era suuuuper lenta e serviço deixou a desejar (às vezes).

5) O que levar na mala

Chapéu, sandália de hiking, roupas especiais para trilha, botas, biquini, óculos de sol, toalha de camping e lanterna.

Para o hiking

A temperatura na trilha pode variar bastante, então é preciso levar “camadas” de roupas.

Eu comecei a caminhada de calça e blusa de mangas compridas. Troquei para short e regata depois de uma hora. Obviamente todas as roupas devem ser especiais para hiking e as botas também. A caminhada é longa, então é importante estar super confortável.

Lembre-se de levar protetor solar (eu usei 70 o tempo todo), óculos de sol, chapéu e muita água (pelo menos 3 litros).

Roupa do início da trilha.
…. uma hora depois

Para cachoeira

Roupas de banho, toalha de camping e sandália de hiking. A sandália é muito importante porque as cachoeiras e riachos são cheios de pedras. Usamos sandália o tempo todo (exceto no hiking de ida e de volta)

Para higiene pessoal

Ah, a higiene! Nunca imaginei que ficaria 4 dias sem banho e seria feliz. Superar os preconceitos e sair da zona de conforto é muito bom.

Nós tomamos banho de cachoeira todos os dias, o que ajudou bastante (mas não é permitido sabonete ou shampoo). Para completar, levamos lenços umedecidos corporais. Foram super úteis.

Lembre de levar também: desodorante, escova e pasta de dentes e escova de cabelo (caso você use).

6) Como preparar-se fisicamente

É preciso estar em forma. Nessa viagem caminha-se muito. Foram aproximadamente 50 km em 4 dias (no próximo post explicarei todo o roteiro).

Caso você seja sedentário, o ideal é começar a treinar 3 meses antes. Fazer trilhas, caminhadas longas e exercícios musculares (musculação, yoga, pilates) ajudam muito.

Se você pratica atividades aeróbicas regularmente, provavelmente está pronto. Eu corro 3 vezes por semana (média de 5 km) e faço aulas de body pump. Obviamente cansei, mas nada fora do normal. As paisagens eram tão lindas que a gente nem pensava no cansaço.

7) E se eu não tiver condições físicas?

Existe a possibilidade de pegar helicóptero! O guia da Wildland disse que 10% dos turistas usam essa opção. É uma boa pedida para quem vai com crianças pequenas ou idosos.

A empresa que presta esse serviço é a Airwest Helicopters. O valor é $85 por pessoa/trecho e eles não aceitam reservas (o esquema é por ordem de chegada). Os vôos iniciam as 10h, mas a dica é chegar com muita antecedência, pois as filas são enormes. Ouvimos relatos de pessoas que esperaram 7 horas para voar.

Dias e horários de funcionamento do helicóptero:

  • Primavera/verão – de 15 de Março a 15 outubro: domingos, segundas, quintas e sextas – das 10h às 13h
  • Outono/inverno – 16 de outubro a 14 de março: domingos e sextas – das 10h às 13h

Se você quiser uma experiência diferente, pode ir a cavalo (mas tem que estar acostumado e ter preparo físico). O valor é de $75 por pessoa/trecho. Mais informações aqui. 

E aí, Havasu Falls não é incrível?

4 thoughts on “7 Dicas de Viagem para Havasu Falls

  1. Adorei seu post. Perfeito. Bem explicadinho. So tenho uma pergunta. No site da agencia tem duas opcoes de passeio. Uma chamada falls tour e outra hiking tour. Qual voces pegaram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.