Turismo em Seattle – Starbucks Reserve

Turismo em Seattle – Starbucks Reserve

A Starbucks é o tipo de marca que as pessoas amam ou odeiam. Por isso, antes de dar uma dica turística, vou contar um pouco sobre o que a Starbucks significa para a cidade de Seattle.

Seattle é considerada a capital do café nos Estados Unidos. Apesar dos esnobes do café não admitirem, a Starbucks teve grande influência no desenvolvimento da indústria local. Diríamos que a marca “estabeleceu as bases” dessa cultura e posteriormente diversos pequenos torrefadores iniciarem seu negócio por aqui. Hoje, a cidade é cheia de cafés bacaninhas. Mesmo assim, a Starbucks mora no coração dos seattleites.

A Starbucks foi fundada em Seattle no ano de 1971. Na época, eles vendiam apenas o grão, não serviam café passado ou espresso. Nos quinze anos subsequentes, a empresa continuou atuando localmente, com apenas seis lojas na região de Seattle. Porém, na década seguinte, começou a expansão pelos Estados Unidos e Canadá  – desde então a marca só cresce. Hoje, são quase vinte e quatro mil lojas espalhadas pelo mundo todo.

Sim, a Starbucks é um “fast food” do café, bem diferente dos modelos europeus. Por isso, as duas propostas não são comparáveis. Ok? Independente disso, a marca é reconhecida pela sua qualidade, excelente atendimento ao público e ambientes agradáveis para passar horas – seja lendo, trabalhando ou de papo com os amigos (até reuniões de negócios e entrevistas de emprego eu já presenciei). Não pense que as lojas são impessoais. Se você for sempre na mesma Starbucks, é bem provável que os funcionários saberão o seu nome e lembrarão do seu café favorito.

Quem visita Seattle (e simpatiza com a marca) não pode deixar de visitar a Starbucks Reserve & Tasting Room – loja conceito inaugurada em 2014.

A Starbucks Reserve fica na rua Pike Street, bairro de Capitol Hill. A localização é super tradicional. Aliás, indico passear pela vizinhança – tem vários bares e restaurantes bacanas por ali (no próximo post contarei mais).

Starbucks Reserve

Mas o que a Starbucks Reserve tem de tão legal? Várias coisas! Lá você terá acesso ao processo de produção do café num ambiente super bacana.

A escala pequena desta planta permite que a Starbucks produza cafés em microlotes, conhecidos pelas alta qualidade. Por ter uma operação de abrangência internacional, a empresa acabou investindo pouco nesse modelo – mais um motivo para considerar a experiência na Starbucks Reserve super especial. Abaixo uma foto 360 para você sentir-se lá dentro:

Na parte do maquinário, é possível ver a torra dos grãos, que depois são distribuídos através de tubos para as estações onde os baristas preparam os cafés. Ou seja, café super fresquinho!

Starbucks Reserve
Torra de grãos de café na Starbucks Reserve de Seattle
Starbucks Reserve
O café é distribuído por tubos e chega nestes funis que ficam na estação dos baristas.

A arquitetura e a decoração são incríveis. Tudo pensando detalhadamente para exaltar a “magia” do café.

Starbucks Reserve
Tem até cafeeiro na decoração, gente!

Os balcões foram projetados mais baixos, se comparados com outras lojas da Starbucks, para incentivar a interação dos clientes com os baristas, que explicam tudinho sobre as opções de cafés e os tipos de preparação.

Starbucks Reserve

Falando em baristas, a Starbucks trouxe os melhores funcionários de diversas lojas (de todo país!) para trabalhar na Starbucks Reserve de Seattle. Eles são super bem treinados e experts no assunto. Além de serem muito simpáticos.

Starbucks Reserve
Baritas queridos e simpáticos na Starbucks Reserve

Na parte inferior da loja, você encontrará um experience bar onde é possível degustar cafés especiais que mudam de tempos em tempos, conforme a disponibilidade dos grãos. Cada café é explicado com detalhes pelo barista: desde a sua procedência, tipo de torra, textura, aroma e notas da bebida. É bem legal!

Nesta área eles servem espresso e café preparado em cafeteira de sifão (foto abaixo), que extrai um café no estilo americano: adocicado, limpo e sem amargor.

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve
Eu provei um café (passado) da Nicarágua e estava delicioso.

Se você gosta de tomar café num ambiente aconchegante, pode ficar ao redor da lareira (as poltronas são super confortáveis), ou visitar a biblioteca, onde encontrará diversas publicações sobre café.

Starbucks Reserve
Starbucks Reserve – Seattle
A biblioteca da Starbucks tem essa mesa comunitária, super tradicional nas bibliotecas das universidades dos EUA.

E como não podia deixar de ser (afinal, estamos nos Estados Unidos) o local conta com uma loja muito fofa! Eles vendem produtos para preparar e servir o café e também alguns cafés especiais produzidos ali mesmo.

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Se você estiver com fome, pode fazer um lanche na cafeteria, tem vários ítens de padaria (croissant, quiches, sanduíches, bolos, scones, etc.).

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Se a fome for maior, a Starbucks Roastery tem uma pizzaria! A Serious Pie leva assinatura do chef  Tom Douglas, super famoso na região. Eu sugiro almoçar na pizzaria e tomar um café (com sobremesa, por que não?) na Starbucks.

E você, gosta de café? Tem alguma cafeteria preferida na sua cidade? Conta pra mim, vai!

  • Endereço: 1124 Pike St, Seattle.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 23h – de segunda a domingo (não precisa fazer reserva)
  • Estacionamento: a loja não possui estacionamento próprio, mas há várias opções de estacionamentos pagos na redondeza, além das vagas na rua (também pagas).

Guias brasileiras em Seattle

Planejando uma viagem para Seattle? Venha passear conosco!
Conheça Seattle com quem mais ama e entende da cidade. Temos várias opções de passeios e também fazemos tours personalizados.

Mande e-mail para contato@guiasemseattle.com ou visite a nossa página para saber mais.

14 thoughts on “Turismo em Seattle – Starbucks Reserve

    1. Oi anônimo (risos), a visita não é agendada. Pode chegar a qualquer horário, das 7h às 23h. Boa pergunta! Vou adicionar esta info ao post!

  1. Opa! Foi para o meu roteiro! Meu marido é apaixonado pela Starbucks ! Obrigada pelas dicas!!
    Estou adorando seu blog!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.