Amsterdam em 2 dias (parte 1)

Amsterdam em 2 dias (parte 1)

Dois dias em Amsterdam é pouco para visitar, mas o suficiente para se apaixonar. Ô cidade charmosa! Amsterdam tem mais canais que Veneza e mais pontes que Paris, além dos muitos museus e prédios históricos, que poderiam deixar um turista ocupado por meses.

Apesar de ter tantas coisas para ver, Amsterdam é pequena. As principais atrações podem ser feitas caminhando. Uma delícia passear pelas ruelas e canais de lá.

amsterdam-21
Ruelas fofas de Amsterdam
amsterdam-24
Algumas das 880 mil bicicletas de Amsterdam.

Quando a gente tem pouco tempo, a solução é fazer um balanço: o que a cidade tem para oferecer, versus o tipo de turismo que preferimos. Funciona para mim, mas confesso que sempre fico com gostinho de quero mais. Em Amsterdam não foi diferente.

amasterdam-62
Amsterdam e suas casinhas tradicionais

O que fazer em Amsterdam – Roteiro de 2 dias 

  • Dia 1

Central Station

Inaugurado em 1889, este é o principal terminal de transporte de Amsterdam. Aproximadamente 250 mil pessoas passam por lá diariamente. O prédio em estilo neogótico é lindo! Além de observar e fotografar a fachada, você pode passear dentro da estação, que é cheia de lojas e cafés bonitinhos.

Roteiro de 2 dias em Amsterdam
Amsterdam Central Station

Dependendo de onde você estiver hospedado, vai passar pela estação para ir/voltar do centro ou do aeroporto.

Passeio de barco nos canais

Eu amei este passeio! É super informativo e o bacana é que a gente vê a cidade de um ângulo diferente. Achei muito lindo.

amsterdam-7
Passeio de barco nos canais de Amsterdam
amsterdam-12
Canais de Amsterdam
amsterdam-8
Basilica de St Nicholas vista do canal. Esta é a maior igreja católica da cidade.

A empresa que escolhemos foi a Gray Line, fica bem pertinho da Central Station. O valor é 18 Euros e o passeio dura 1 hora. Tem áudio em português e eles explicam várias coisas interessantes sobre a cidade. Aprendi muito neste passeio.

amsterdam-11
Arquitetura típica de Amsterdam em torno do canal. Adorei as casas barco também.

Dam Square

Depois do passeio de barco, chegou a hora de bater pernas. A primeira parada é na Dam Square. Esta praça é considerada o coração da cidade e um dos seus centros culturais. Cheia de cafés, lojas e prédios históricos, o local ainda é palco de manifestações, feiras, artistas  e comidas de rua.

DCIM107GOPRO
Dam Square e o Royal Palace ao fundo

Um dos principais prédios históricos localizados na Dam Square é o Royal Palace (Koninklijk Paleis). Inaugurado em 1655, o palácio foi construído para ser um prédio administrativo do governo. Em 1806, quando Louis Bonaparte tornou-se rei da Holanda, o prédio passou a ser a casa da família real. Atualmente ele é utilizado para cerimônias do governo e é aberto ao público pra visitações.

amsterdam-17
Dam Square e o Royal Palace ao fundo
DCIM107GOPRO
Dam Square

Outra atração importante da Dam Square é o Monumento Nacional, construído nos anos 50 para homenagear os holandeses vítimas da II Guerra Mundial.

National Monument Amsterdam
National Monument (Monumento Nacional) em homenagem às vítimas da II Guerra Mundial.

Begijnhof

Begijnhof é uma vila bem pequena no centro de Amsterdam. No século XIV foi uma comunidade de freiras e lá encontra-se a casa mais antiga da cidade, Het Houtem Huys (datada de 1528).

amsterdam-34
Het Houtem Huys – casa marrom na foto.

As casas são uma gracinha e ficam em torno de um jardim super bonito. A última freira a morar ali faleceu em 1971. O local é uma propriedade privada onde até hoje apenas mulheres solteiras podem morar.

amsterdam-31
Begijnhof em Amsterdam
amsterdam-32
Begijnhof em Amsterdam
amsterdam-33
Begijnhof em Amsterdam

I amsterdam sign

A próxima parada é na Museumplein, uma praça no distrito do museus. Como o nome mesmo sugere, neste local encontram-se três dos principais museus da cidade: Van Gogh, Rijksmuseum e Stedelijk Museum. Ali também fica a escultura I amsterdam”, super popular entre os turistas.

amsterdam-43
I amsterdam e o museu Rijksmuseum (o mais visitado da Holanda) ao fundo

Se você tiver paciência, espere “liberar um espacinho” e suba em alguma das letras para fazer a clássica foto. Eu achei bem divertido!

amsterdam-44
I amsterdam

Van Gogh Museum

Foi um pouco difícil decidir qual dos 50 museus de Amsterdam iríamos conhecer. Se você não é super apaixonado por arte (do tipo que viaja só para isso), eu acho que 2 museus no roteiro de 2 dias está de bom tamanho. Assim você terá um bom balanço entre atividades ao ar livre, gastronomia e atividades culturais.

O museu escolhido para o primeiro dia foi o Van Gogh Museum. Eu achei a experiência incrível. Sempre gostei da história e das obras do artista – conhecer a exposição e entender um pouco mais sobre a mente do Van Gogh foi super bacana.

amsterdam-35
Van Gogh Museum
amsterdam-38
Saguão do Van Gogh Museum. Não é permitido fotografar as obras de arte.

O valor do ingresso é de 17 Euros e a dica é comprar pelo site para evitar filas. Este é o segundo museu mais visitado da Holanda (perde apenas para o Rijksmuseum, que fica a poucos metros de distância). Também sugiro investir 5 Euros no guia de áudio, pois tem bastante informações legais. Este é o site do museu.

amsterdam-39
Esta era a paleta do Van Gogh e alguns tubos de tinta usados por ele. Não é um máximo? Eu fique mega emocionada de ver isso de pertinho.

Nieuwmarkt Square

Uma boa opção para fechar o dia é a Nieuwmarkt Square. Esta praça, cheia de pubs, bares, cafés e restaurantes, é muito popular entre os moradores de Amsterdam. A dica é experimentar cervejas locais e a típica panqueca holandesa, que é servida com recheio salgado ou doce.

amsterdam-40

Se você jantar por lá, não deixe de fotografar o “De Waag”. Este prédio foi o portão da cidade na época medieval, quando Amsterdam era cercada por um muro.

amsterdam-54
De Waag é o prédio não religioso mais antigo de Amsterdam. Atualmente ele abriga um restaurante.

Ufa! Conseguimos fazer muitas coisas no nosso primeiro dia em Amsterdam. Para saber sobre o roteiro do segundo dia, é só clicar aqui.

2 thoughts on “Amsterdam em 2 dias (parte 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.