Yosemite – Dicas de Viagem

Visitar um Parque Nacional dos EUA exige muito planejamento. São várias coisas para decidir: onde ficar, quando ir, quanto tempo, em qual aeroporto chegar e até onde comer! Depois de passar 2 dias inteiros em Yosemite e conseguir fazer apenas 30% do que estava na lista, decidi dar algumas dicas cruciais para aproveitar bem o parque.

Sabe aquele ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Aplica-se direitinho às recomendações deste post :P.

Big Oak Flat Entrance

Foto tradicional na Big Oak Flat Entrance


Quando ir:
Os melhores meses para visitar Yosemite são junho, julho, agosto e setembro (se possível, dê preferência para junho, quando as cachoeiras estão no auge do seu fluxo de água).

Porém, não basta decidir o mês. A dica é visitar o parque durante a semana e evitar feriados. Nós fomos num feriadão e estava LO-TA-DO (erro número 1). Este foi o principal motivo para não conseguirmos fazer tudo o que estava planejado: Yosemite lotado significa muito engarrafamento e horas perdidas no trânsito.

Dicas de viagem para Yosemite

Glacier Point cheio de turistas


Hospedagem:

Se o objetivo é ganhar tempo, sem dúvida a melhor opção é ficar dentro do parque ou pelo menos muito perto da entrada. Nós ficamos longe (erro número 2), por isso passamos pelo menos 1:30 na estrada para chegar (ainda pegamos filas de 1 hora para entrar no parque)

1) Dentro do parque
Yosemite tem 6 hotéis/pousadas e 13 campings. A dica é fazer a reserva com 1 ano de antecedência.

Mesmo ficando dentro do parque, é preciso ter carro para explorar as atrações. O Yosemite possui um sistema de transporte público gratuito, mas os ônibus não vão a todos os locais e funcionam até 17:30 (muito cedo, considerando que o sol se põe depois das 20h no verão)

Além de ganhar tempo, quem está hospedado em Yosemite fica mais próximo da vida selvagem. Veados e ursos são muito comuns, mesmo nas áreas mais “civilizadas”.

2) Fora do parque

Se você preferir ficar fora do parque (por questões de budget ou porque não conseguiu reserva), estas cidades são as mais próximas das entradas:

  • Buck Meadows – 10 minutos da entrada Big Oak Flat Entrance
  • El Portal – 10 minutos da entrada Arch Rock Entrance
  • Incline – 20 minutos da entrada Arch Rock Entrance

Nós ficamos em Sonora, numa casa alugada pelo Airbnb. A cidade era bonitinha e a casa super fofa, com 3 quartos e dois banheiros. Mas, conforme falei anteriormente, a distância do parque era de 1 hora (sem trânsito).

Dicas de viagem para Yosemite

Foto: Airbnb

Dicas de viagem para Yosemite

Foto: Airbnb


Quanto tempo ficar:
Depende! Se você não cometer os erros 1 e 2, passar dois dias inteiros no parque parece de bom tamanho (segundo as minhas pesquisas). Mas claro, se a ideia é fazer trilhas mais longas, eu indicaria ficar de 3 a 4 dias.


Fazendo a mala:
Devido à elevação, a temperatura no parque é “fresquinha” pela manhã e no final do dia. Porém, no auge do verão pode ser bem quente durante a tarde. Por isso, leve “camadas” de roupa para tirar e botar quando necessário (camiseta, blusa de mangas compridas, casaco leve). As roupas devem ser confortáveis e o calçado ideal é tênis. Os roteiros em Yosemite envolvem caminhadas e muita exposição ao sol. Por isso, é importante levar uma mochila pequena com água, protetor solar, boné ou chapéu e óculos de sol.

DCIM107GOPRO

Final do dia em Yosemite, todo mundo agasalhado :).


Transporte

1) Para chegar
Opções de aeroportos que servem o parque:

  • Fresno-Yosemite International (FAT) – 1h30 de carro até a entrada sul e 2h30 até o Yosemite Valley.
  • Merced Airport (MCE) – 2h30 de carro até o Yosemite Valley.
  • Modesto City-County Airport (MOD) – 1h30 de carro até a entradas Big Oak Flat e Arch Rock e 2h00 até o Yosemite Valley.
  • Sacramento International (SMF) – 4h de carro até o Yosemite Valley.

Se você estiver visitando a Califórnia, pode também dirigir de São Francisco (5 horas até a entrada Big Oak Flat) ou Los Angeles (5 horas até a entrada Arch Rock).

yosemite-35

Estrada para Yosemite (fora do parque)

yosemite-38

Estrada para Yosemite (fora do parque)

2) Para passear no parque
Conforme falei anteriormente, o Yosemite é enorme. Tudo lá é feito de carro ou ônibus (com limitações de atrações). Se você for de avião, a dica é alugar um carro e pegar no aeroporto mesmo.


Onde comer

O parque tem alguns restaurantes e mercadinhos, mas normalmente eles têm fila e são distantes. Se o objetivo for otimizar o passeio, providencie os lanches antes de começar o seu dia, leve comida e água no carro e faça as refeições nas áreas de piquenique.

Neste post conto sobre o nosso roteiro de 1 dia em Yosemite.

5 Comentários

  • Carla
    19 de julho de 2019 at 11:53 AM

    Oi Camila, adorei seu post. Estamos indo pra Yosemite no início de agosto e estava super em dúvida com relação a comidas e muito mais. Obrigada pelas dicas. Ajudaram demais!

    • camilapicolli
      19 de julho de 2019 at 10:30 PM

      Ahhhh, que amor, Carla! Obrigada pelo comentário, fico muuuito feliz em ter ajudado. ♥️

  • Giovana
    29 de abril de 2019 at 1:35 PM

    Mila, você recomenda alugar um carro 4×4? Obrigada!

    • camilapicolli
      1 de maio de 2019 at 1:13 PM

      Oi, Giovana! Se você está planejando ir no verão, não precisa (não tem mais neve, sabe?).

  • Pingback: Roteiro de 1 dia em Yosemite National Park | Livre & Leve

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →