Trilha em busca da aurora boreal

Um passeio incrível que fizemos no verão passado foi o backpacking numa trilha chamada Table Mountain. Vou contar tudinho aqui para vocês!

Para quem não sabe, backpacking é um conceito muito parecido com “fazer um mochilão”. Acho que no português usamos este termo principalmente quando nos referimos à viagens mais “aventureiras” – com mochila nas costas e sem (muito) rumo. Aqui o termo também refere-se ás trilhas que duram mais de um dia e nas quais os hikers dormem na floresta. É “só” colocar tudo que precisamos na mochila (um dia vou contar mais detalhes), escolher uma trilha adequada e caminhar. Quem já leu o livro “Livre” ou assistiu o filme, sabe bem do que estou falando. Um backpacking pode durar um final de semana ou um mês (ou dois, ou três), depende de onde a pessoa quer chegar.

A nossa mini aventura aconteceu numa sexta-feira, dia 26 de junho de 2015, um dos dias mais longos do ano. Estava quente, o céu estava limpo e ouvimos falar que as chances de vermos a aurora boreal naquela semana estavam altíssimas.

Decidimos que íamos passar a noite em algum lugar distante da cidade (perto das cidades não é possível ver o colorido no céu, devido às luzes) e começamos a pesquisar as melhores opções. Foi aí que vimos umas fotos incríveis da noite anterior. As fotos foram feitas na Table Mountain, não tivemos dúvida – decidimos passar a noite lá.

Saímos do trabalho cedo, arrumamos as mochilas, fomos comprar uma barraca (nós não tínhamos uma que fosse pequena e leve) e pegamos a estrada. O inicio da trilha, conhecido aqui como trailhead, fica bem distante da nossa casa, aproximadamente 3 horas e meia dirigindo. Chegamos lá em torno de 19:30 e fizemos a trilha em 50 minutos. O bom é que o hiking era curto e o pôr do sol era tarde (segundo esse site o pôr do sol foi às 21:17 naquele dia). Ou seja, tínhamos bastante tempo para chegar, montar a barraca, deixar a câmera pronta e esperar a aurora. As paisagens são um espetáculo. Esta trilha fica na região do Mount Baker – North Cascades. O Mt. Baker é um dos 5 vulcões aqui no estado de Washington.

Início da trilha

Início da trilha

Gordo na trilha com o Mount Baker ao fundo.

Gordo na trilha com o Mount Baker ao fundo.

Mount Baker

Mount Baker

Nossa barraca e o Mount Baker ao fundo. Foi incrível passar a noite com esta vista.

Nossa barraca e o Mount Baker ao fundo. Foi incrível passar a noite com esta vista.

A vista para este lado também não estava ruim :P

A vista para este lado também não estava ruim :P

Confesso que foi um pouco assustador passar a noite em um lugar remoto, sem ninguém por perto. Ficamos a noite olhando para o céu, mas a aurora não apareceu. Mesmo assim, a experiência foi inesquecível. As montanhas gigantes, o silêncio, o céu cheio de estrelas! No dia seguinte levantamos acampamento um pouco depois do amanhecer, que também foi lindo.

O anoitecer foi lindo! Este é o lado norte, onde veríamos a aurora, se ela tivesse aparecido.

Anoitecer – este é o lado norte, onde veríamos a aurora, se ela tivesse aparecido.

Mount Baker no amanhecer

Mount Baker no amanhecer

Estávamos cercados de montanhas. Este é o Mount Shuksan no amanhecer

Estávamos cercados de montanhas. Este é o Mount Shuksan no amanhecer

Trilha de volta. Olehm que lindo o céu refletindo na água

Trilha de volta. Olhem que lindo o céu refletindo na água

Trilha de volta - Mount Shuksan ao fundo

Trilha de volta – Mount Shuksan ao fundo

Curiosidades sobre o Mount Baker:
– Fica bem ao norte do estado de Washington, a 50km da cidade de Bellingham e 140km de Seattle. Pode ser visto de vários pontos aqui no estado (quando o céu está aberto) e até mesmo da Colúmbia Britânica, no Canadá.
– Depois do Mount Rainier, o monte Baker é o vulcão com maior presença de geleiras da Cascade Range.
– É também um dos locais onde mais neva no mundo. Em 1999 bateu um novo recorde de queda de neve numa única estação.
– Tem 3286 metros de altitude e é o terceiro ponto mais alto do estado de Washington.
– Atualmente, tipo nos últimos 14 mil anos (ahahaha), é um vulcão de pouca atividade. Durante esse período ele não teve erupções extremamente explosivas, como aconteceu com o Mount Saint Helens.
– Existem milhares de trilhas na região e a maioria fica livre de neve apenas em julho, agosto e setembro (dependendo de como foi o inverno).
– Não é permitido acampar onde nós acampamos (que feio!)
– A North Cascades, região onde fica o Mount Baker, tem 75 espécies de mamíferos. Entre eles estão o urso pardo, lobo cinzento e o lince do Canadá.

Na verdade, esta não foi a primeira vez que fomos em busca da aurora. A primeira foi no Alasca, mas esse é assunto para outro post. E nós ainda não desistimos. Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

11 Comentários

  • Pingback: Final de semana no Alasca | Livre & Leve

  • Marcela
    2 de maio de 2016 at 7:07 AM

    Eu vi vários ursos ano passado, nas Montanhas Rochosas, no Canadá… Foi a experiência mais incrível da vida! Não só pelos ursos, mas pelos lugares… Aff!
    Mal posso esperar pelo que vamos encontrar esse ano!!

    :)

    Beijão!

  • Rita Copetti de Queiroz
    2 de maio de 2016 at 12:03 AM

    Quando eu li não pode acampar na área e depois urso s e linces me deu um medooo!!!

    As fotos são fantásticas!

  • Marcela
    26 de abril de 2016 at 7:35 AM

    Eeba!!! Vc ficou bastante tempo lá?! Nós vamos de motorhome, to tããão animada pelo tanto de hiking que vamos fazer e todos os bears que vamos encontrar!
    :)

    Beijo!

    • camilapicolli
      28 de abril de 2016 at 9:11 AM

      Marcela, eu fui duas vezes para o Alaska. Na primeira fiz um cruzeiro que saiu de Seattle (7 dias). Na segunda eu fiquei pouco tempo, soh 3 dias.Eu queria taaanto ter visto ursos :(

  • Marcela
    26 de abril de 2016 at 7:01 AM

    Que legal que você retomou o blog! To adorando as postagens!
    Já vou fazer a abusada e pedir pra vc falar sobre essa experiencia do Alaska! To indo pra lá no final de agosto, pra passar 20 dias e conseguir ver a aurora seria a cereja do bolo!!
    :)

    Adoro acompanhar os seus hikings pelo snap…

    Beijos!

    • camilapicolli
      26 de abril de 2016 at 7:33 AM

      Que bom, Marcela! Fico muito feliz que você curtiu o blog e acompanha os snaps! Combinado, vou fazer post sobre o Alaska logo logo. Eu já tenho outros quase prontos que vou postar antes, tô avisando para tu não achar que esqueci de ti… heheh. Vou me programar para postar o Alaska na quinta, dia 05 de maio. Super beijo e obrigada por me acompanhar :D.

  • Gizely Guimaraes
    24 de abril de 2016 at 12:35 PM

    olha as fotos… que invejinha boa claro!!!

    • camilapicolli
      25 de abril de 2016 at 8:10 AM

      hahahaha, obrigada, Gizely!

  • Winnie
    21 de abril de 2016 at 5:45 PM

    Vcs nao ficaram com medo de aparecer um urso curioso na sua barraca durante a noite?

    • camilapicolli
      21 de abril de 2016 at 7:33 PM

      Sim, Winnie! Esse era meu maior medo! ahahahah

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →