Passeio de 1 dia no Mount Saint Helens

Mount Saint Helens-2

O Mount Saint Helens é um vulcão localizado 160 quilômetros ao sul de Seattle. Apesar de ser considerado ativo, nenhuma atividade vulcânica é observada desde 2008. O grande “evento” deste vulcão aconteceu em 1980! Depois de 127 anos de inatividade, ele entrou em erupção após um tremor de 5,1 na Escala de Richter, no dia 18 de maio de 1980, matando 57 pessoas. Além disso, a erupção causou sérios danos ambientais em uma área de 550 km². Na estrada pode-se perceber o esforço do governo para amenizar o impacto ambiental das erupções. Nas vastas áreas de reflorestamento existem placas sinalizando quando aquela vegetação foi replantada. Super organizado, adorei!

Slide1

A primeira foto foi feita em 19 de Maio de 1980, um dia antes da grande erupção. A segunda foto é de 2 anos depois. Fonte: Wikipedia

O passeio é super bacana e a estrada é liiiiiinda. No caminho existem alguns mirantes com vista para o vulcão e também 5 Centros de Informações Turísticas (Visitors Center), dos quais nós conhecemos os dois principais. O primeiro deles é gratuito, chama-se Forest Learning Center e fica localizado na SR 504 – Mile 33. Além da paisagem incrível, tem várias informações sobre o vulcão e uma sala exibindo um vídeo de 4 minutos com imagem da erupção de 1980.

Mount Saint Helens - Vista do Forest Learning Center

Mount Saint Helens – Vista do Forest Learning Center

Vista de um dos mirantes

Mount Saint Helens – Vista de um dos mirantes

O segundo Visitors Center é o Johnston Ridge Observatory, que fica na SR 504 – Mile 52. Custa $8 por pessoa e vale super a pena conhecer. Eu adorei porque é bem interativo e dá para entender bastante coisas sobre o vulcão e sobre a geologia da região.

 Johnston Ridge Observatory

Mount Saint Helens – Vista do Johnston Ridge Observatory

Mount Saint Helens-3

Mount Saint Helens-4

Ainda temos planos de fazer a trilha para chegar no topo do Saint Helens. O percurso tem 16km e chega a uma altitude de 2.500 metros. Para fazer a trilha, é preciso de uma permissão, concedida pela administração do parque. O “problema” é que no dia em que as inscrições abrem, as permissões esgotam rapidinho (principalmente para os finais de semana do verão). Em 2016 nós não conseguimos, mas vamos tentar novamente em 2017.

4 Comentários

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →