Roteiro de 6 dias no Havaí – Oahu

Eu já contei aqui inúmeros motivos para amarmos Seattle. Mas nunca falei sobre este: fica perto do Havaí. Ok, ok… é um vôo de 5 horas. Mas se considerarmos que o Havaí fica no meio do Pacífico e longe de tudo, estamos num local bem conveniente de viajar para lá. Nossa viagem foi na primeira semana de abril e fomos com dois casais de amigos. Nem preciso dizer que foi incrível, né?

O clima havaiano, ou Aloha Spirit, é realmente apaixonante. Nós fomos para Oahu, uma das 8 maiores ilhas do Havaí. Em Oahu fica a capital do estado, Honolulu, e as famosas praias de Waikiki e Pipeline.

Algumas dicas para começar:

– Escolha bem a época da sua viagem. Se você não surfa ondas gigantes, mas gosta de pegar praia, evite ir no inverno havaiano (de novembro a fevereiro).
– Fique pelo menos 5 dias, têm muitas coisas para fazer. É difícil escolher qual ilha ir, mas todas devem ser maravilhosas. Melhor aproveitar uma de cada vez (a não ser que as suas férias sejam longas).
– Alugue carro. As praias e atrações não são pertinho umas das outras.
– A localização do hotel também é importante. Nós optamos por Waikiki, pois é a praia mais “badalada”, tem bastante opções de bares, restaurantes e hotéis. Além disso, é lindo!
– Se possível, passe numa loja de departamentos (tipo Target) e compre cadeiras, bóias e guarda-sol bem baratinhos. Nós fizemos isso no primeiro dia e valeu super a pena. Esse é o tipo de coisa que não tem como levar em uma viagem de avião, né? Então a solução é comprar lá mesmo.
– Se você gosta de passar o dia na beira da praia, leve lanche e muita água. As praias não têm bares e restaurantes na beira.

Vista do hotel - The Modern Waikiki

Vista do hotel – The Modern Waikiki

Aqui está a lista de coisas que nós fizemos e indicamos. Em 6 dias (inteiros, sem contar os dias de viagem) dá tempo de fazer tudo e curtir bastante.

O que fazer em Oahu – Roteiro de 6 dias no Havaí

Lanikai Beach
Fica no leste da ilha, a 25 km de Waikiki – aproximadamente 40 minutos dirigindo (dependendo do trânsito). Lanikai é considerada uma das praias mais bonitas de Oahu e está no ranking das melhores do mundo. Uma das minhas preferidas! A praia é pequena, tem menos de 1 km de extensão, água calma e cristalina, areia fina e branca. Nela os “ricos e famosos” têm suas casas. É uma praia “escondidinha”, não tem sinalização nem estacionamento público. Para chegar na beira temos que usar trilhas de areia entre as casas. No Brasil isso é comum, mas nos EUA eu nunca tinha visto. Adorei, adorei, adorei! O dia estava lindo e ficamos muitas horas no mar. Neste dia as bóias, cadeiras e guarda-sol se pagaram.

Lanikai Beach

Lanikai Beach

Roteiro 6 dias no Havaí

Lanikai Beach

Lanikai Beach_2

Lanikai Beach

Laniakea
Fica no North Shore – norte da ilha, a 55 km de Waikiki – aproximadamente 1 hora de carro. Laniakea é famosa pelas suas tartarugas, não é à toa que seu apelido é Turtle Beach (Praia das Tartarugas). As tartarugas no Havaí são protegidas pela Lei Federal de Espécies Ameaçadas, por isso é ilegal caçar, ferir ou mesmo tocá-las. Voluntários ficam o dia todo na praia monitorando e não deixam ninguém chegar a 3 metros delas. As tartarugas ficam em Laniakea para se alimentar das algas e a chance de encontrá-las na primavera/verão é maior do que no inverno. Eu achei sensacional!

Roteiro 6 dias no Havaí

Gordo e a tartaruga em Laniakea

Tartaruga em Laniakea_2

Tartaruga em Laniakea

Laniakea não é uma praia para ficar o dia todo. A grande atração são as tartarugas mesmo, então o ideal é curtir um pouquinho e sair. Até porque é cheio de turistas em volta das tartarugas, eu fiquei com pena.

Waimea Bay Beach
Também fica no North Shore, super perto de Laniakea. Esta praia, juntamente com Pipeline, é uma das mais famosas de Oahu e sede de campeonatos mundiais de surfe. Como nós fomos na primavera, o mar estava bem calmo, mas no inverno as ondas podem chegar até 15 metros! Inacreditável. Waimea Bay é o local onde o surfe de ondas gigantes começou a ser praticado (em 1957 pelos surfistas Greg Noll, Peter Cole, Fred Van Dyke e Mickey Munoz).

No verão, uma das atrações da praia é a “The Rock”, uma pedra de 12 metros de onde os turistas pulam (e caem no mar). Eu acho suuuuper perigoso, óbvio que nenhum de nós pulou :P. Essa praia tem banheiros, chuveiro público e estacionamento (que estava cheio, por isso estacionamos na estrada).

Roteiro 6 dias no Havaí

Waimea Bay Beach – dá pra acreditar que no inverno as ondas podem chegar a 15 metros?!

Waimea Bay Beach

Waimea Bay Beach

Banzai Pipeline
Outra praia super famosa do North Shore, conhecida pelas suas ondas gigantes. Fica a 60 km de Waikiki – aproximadamente 1 hora de carro. Dizem que as ondas de Pipeline são as mais pesadas e mortais do mundo. Elas chegam até 7 metros e quebram em cima de um recife de corais. Nós fomos duas vezes no final de tarde. É legal ficar vendo os surfistas e apreciar o pôr do sol, que é lindo.

Surfe em Pipeline - Oahu

Surfe em Pipeline – Oahu

Pipeline - Oahu.

Pipeline – Oahu. Olhem que amor, o menino super novinho!

Pôr do Sol em Pipeline

Dica: tem um food truck brasileiro bem perto da praia. Como nós moramos nos EUA, ficamos super animados e comemos lá duas vezes. Eles vendem pastéis, brigadeiros, coxinhas, guaraná e açaí. Pensem numa turma feliz. Os funcionários eram super simpáticos e disseram que surfistas famosos comem lá com freqüência. Inclusive o Gabriel Medina. Chique, né?

Food Truck Brasileiro em Pipeline

Food Truck Brasileiro em Pipeline

Pearl Harbor
Eu e o Gordo debatemos muito se iríamos para Pearl Harbor ou não. É um passeio de pelo menos 3 horas, ou seja, um turno todo sem ir à praia, hahaha. No fim fomos e adoramos. Eu gosto muito de história, principalmente da Segunda Guerra Mundial, então foi super interessante. Pearl Harbor é uma base naval dos Estados Unidos que foi atacada pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941, provocando a entrada oficial dos Estados Unidos na guerra. Atualmente, além da base naval, o local abriga um memorial sobre os destroços do navio USS Arizona, um museu, um submarino para visitação e lojinhas de souvenires.

Pearl Harbor

Pearl Harbor

Pearl Harbor - USS Arizona

Pearl Harbor – USS Arizona

Importante:
* Reserve os ingressos online – se você sabe com antecedência os dias que estará em Oahu, pode reservar os ingressos aqui: Arizona tickets online. A entrada é gratuita, mas difícil de conseguir ingresso na última hora. Dá para fazer a reserva até 6 meses antes e é cobrada uma taxa de apenas USD 1,50
* Se vocês não reservou os ingressos pela internet, ainda tem uma chance. Eles liberam alguns ingressos na hora, mas normalmente os mesmos terminam rápido. Prepare-se para chegar as 6:00 da manhã.
* Não leve bolsas ou mochilas, por questões de segurança elas não são permitidas.
* Use protetor solar, você vai ficar bastante tempo na rua e lá o sol é forte.
* Use roupas confortáveis.

Ko Olina
Fica no oeste da ilha, a 40 km de Waikiki – aproximadamente 45 minutos carro. Esta é a praia dos resorts como Aulani (da Disney) e Marriot. Tem 3km de estenção, 3 lagoas naturais e 4 artificiais. Quem fica nesses hotéis realmente não precisa se preocupar com cadeira e guarda-sol. Eles contam com uma super estrutura na beira da praia. Achei ótimo para quem tem crianças.

Na minha opinião é a praia com menos jeito de “Havaí”. Mesmo assim nós curtimos bastante, ahahaha. Almoçamos por lá e depois ficamos fazendo snorkel, nadando e relaxando. Bem bom :)

 praia de Ko Olina

Nossa turma em Ko Olina

 praia de Ko Olina

Esta foca (Hawaiian Monk Seal) chegou para curtir uma praia conosco. Descobrimos que ela é monitorada pelo National Geographic (faz parte de um estudo) … foca famosa!

Ko Olina

Ko Olina

Kalaeloa
Quem vai para o Havaí tem que surfar, né? Nem que seja por cinco minutos! Eu nunca tinha surfado, mesmo assim encarei o desafio e caí na água. Nós pesquisamos aulas de surfe e decidimos fazer com a HNL Surf. A praia onde fizemos é Kalaeloa. Foi super simples: ligamos, reservamos e eles nos disseram o local de encontro. Entramos só com o “corpinho”, eles nos emprestaram prancha e long.

Eu, O Gordo e o Gustavo fomos os guerreiros. Foi super legal, mas muito cansativo :P. Eu e o Gus ficamos pouco tempo na água (uns 30 min), o Gordo que é mais experiente conseguiu curtir mais.

Aula de surfe no Havaí

Aula de surfe no Havaí – eu e o Gus aprendendo o básico :P

Aula de surfe no Havaí_1

Meus segundos de glória! ahahah

Aula de surfe no Havaí_2

A vez do Gordo <3

Existem várias opções de aula (individual, grupo, 1 hora, 2 horas, etc). Valores a partir de $99.
A empresa tem uma estrutura com guarda-sol, cadeiras e água na beira da praia. Achamos legal, pois quem não surfa pode ficar assistindo de camarote, hahaha.

Hanauma Bay
O que falar de Hanauma Bay? Não tenho palavras para descrever um local tão encantador. Hanauma é uma reserva ecológica e um dos pontos mais visitados da ilha, com aproximadamente 3 milhões de turistas por ano. Todo mundo quer ir, mas a praia tem “lotação máxima”, então programe-se:

– O ingresso para Hanauma Bay é de US $ 7,50 por pessoa e o estacionamento é de US $ 1.
– O estacionamento comporta até 300 carros e é fechado quando lota. Ele só reabre quando as vagas ficam disponíveis novamente. Durante o verão o estacionamento enche antes das 9:00 da manhã.
– Para entrar temos que assistir um vídeo 9 minutos sobre a fauna de Hanauma Bay e como conservá-la.
– O filme é exibido de 15 em 15 minutos. O tempo de espera pode ser de 10 minutos a 1 hora, depende da época do ano. – Hanauma Bay fica aberto das 6:00 as 19:00 (no inverno até 18:00), exceto terças-feiras. Neste dia a praia não abre pois é a folga dos peixes!

Devido aos corais, a praia tem uma vida marinha muito rica, água transparente e areia clara. Lugar perfeito para fazer snorkel. Nós passamos o dia todo olhando peixinhos de todas as cores, tamanhos e formatos. Vimos também tartarugas e até uma enguia.

Hanauma Bay fica no sul da ilha, a 16 km de Waikiki – aproximadamente 25 minutos carro. Nesta praia também tem banheiros e chuveiro público :).

Hanauma Bay_1

Nós 6 em Hanauma Bay

Hanauma Bay_2

Hanauma Bay – coisa mais linda a cor da água e os corais

Hanauma Bay_2

Hanauma Bay

Não é praia, mas é muito legal:

* Mai Tai é o drink mais popular do Havaí. Existem diferentes receitas, mas os ingredientes bases são: rum, curaçao e suco de limão. Eles são lindos, uma delícia e todos os bares e restaurantes servem (até no vôo pra lá) não deixe de provar.
* Ahi Poke é um símbolo gastrônomico do Havaí. Feito de ahi tuna crú (atum) e temperado com especiarias como molho de soja, cebolinha verde, gengibre, gergelim. Muito bom! Eu até já fiz uma vez em casa.
* Ula-ula é a dança popular havaiana (no Havaí ela se chama apenas hula). Existem diferentes tipos de Hula, mas em todos eles os dançarinos usam as saias longas, flores na cabeca e os famosos colares havianos (sobre os quais eu explico abaixo).
* House Without a Key é o restaurante de um hotel, na beira da praia da Waikiki. A dica é ir para lá no final de tarde, curtir o pôr do sol, tomar um Mai Tai e assistir o show de hula.

Pôr do sol em Waikiki

Pôr do sol em Waikiki

Pôr do sol em Waikiki

Pôr do sol em Waikiki & show de hula

* ABC Store é uma rede local de lojas de conveniência/mini mercados. Em Oahu tinha uma em cada esquina. Eles vendem souvenirs de todos os tipos e muitas guloseimas do Havaí. Eu fui lá todos os dias e cada vez descobri uma coisa nova.
* Honolulu Cookie Company é uma empresa local de biscoitos amanteigados. São muuuuuito gostosos e super bonitinhos. Um pouco caros, mas vale a pena provar. Eles tem diversas lojas em Oahu e Maui.
* Duke Paoa Kahanamoku é um “heroi” havaiano. Ele nasceu em 1890 e cresceu surfando e nadando em Waikiki. A fama do Duke começou quando ele quebrou o recorde mundial no freestyle de 100 metros durante a sua primeira competição de natação. Depois disso ele ganhou diversos ouros olímpicos. Em Kuhio Beach (Waikiki), uma estátua de bronze de Duke Kahanamoku  dá boas-vindas aos visitantes.
* Fogos de artifício no Hilton de Waikiki é uma atração gratuita e super legal. Todas as sexta-feiras as 19:45 o show de fogos começa (dura em torno de 10 minutos). Tem um estacionamento público bem pertinho do hotel, e dá para assistir os fogos ali mesmo. Mas chegue cedo, pois está sempre lotado.
* Diamond Head é a cratera de um vulcão (inativo) e um parque estadual, que fica a 15 minutos de Waikiki. Você pode subir até o ponto mais alto através de uma trilha de 1,5 km. No topo tem-se uma vista de 360 graus da ilha de Oahu. Em dias muito claros dá até pra ver a vizinha ilha de Molokai. Infelizmente não conseguimos fazer essa trilha. Fomos deixando “para depois” e acabamos não indo. Mas um dos casais que estava conosco fez e eles amaram (o vôo de volta deles era mais tarde).

Curiosidades sobre o Havaí:
– Este estado possui a maior porcentagem de asiáticos dos Estados Unidos e a menor porcentagem de brancos do país.
– é um arquipélago de origem vulcânica formado por 132 ilhas! As maiores e unicas habitadas são: Havaí, Kauai, Lanai, Maui, Molokai, Niihau, Oahu e Kahoolawe.
– Os famosos colares havaianos chamam-se Lei. Eles têm um significado super bacana. Em culturas polinésias, lei é um presente dado com a intenção de enfeitar o presenteado, geralmente como um sinal de afeto. As razões mais comuns incluem saudação, despedida, amizade, apreciação, felicitações, reconhecimento. Os residentes do Havaí distribuem lei para seus convidados em ocasiões como aniversários, formaturas, casamentos e até funerais. O lei popularizou-se também entre os turistas. É possível contratar uma empresa para recepcionar você no aeroporto e na ocasião é dado um lei “de presente” (na verdade o serviço é pago – $15 por pessoa). Nós contratamos, mas não deu certo. Não tinha ninguém para nos receber quando chegamos. Bem frustrante! Sinceramente, pelo o que eu vi, o serviço não é tão glamuroso quanto eu pensei (nós observamos algumas pessoas recebendo seus leis). Queria ser recebida por havaianos usando roupas típicas, tocando e dançando hula. Mas na verdade, uma pessoa vestindo camisa floreada entrega o lei e era isso, hahaha.

E aí, curtiu o roteiro de 6 dias no Havaí? Se tiver algum dúvida ou sugestão, pode escrever para mim aí nos comentários.

Tags:

15 Comentários

  • Emanuel
    9 de agosto de 2019 at 2:51 PM

    Excelente post!!! Estou indo pra Oahu em Outubro ( 5 dias inteiros, sem contar a data de chegada ou saida).

    Voce teria alguma informacao sobre mergulho de cilindro? indicacao de ponto de mergulho ou agencia que por acaso tenha visto?

    Obrigado mais uma vez e parabens pelo post e pelo blog, como moro em Vancouver (somos quase vizinhos, rsrs) voltarei na sua pagina com frequencia!
    Emanuel

    • camilapicolli
      9 de agosto de 2019 at 4:10 PM

      Oi, vizinho! :)
      Que bom que gostou do roteiro. Infelizmente não tenho nenhuma dica de mergulho!
      Qualquer coisa, me avisa. Boa viagem!

    • camilapicolli
      17 de setembro de 2019 at 4:24 PM

      Oi, Emanuel! Que bom que gostou do blog. Infelizmente não tenho dicas de mergulho por lá. Boa viagem!

  • Dyovania
    8 de maio de 2019 at 7:15 AM

    Oi obrigada pelas dicas,
    Tem uber na ilha?
    Vamos ficar em Waikiki e alugar carro, mas meu filho é surfista e quer ir todos os dias p N Shore… então, é possível usar uber p as praias e atrações mais perto?

    • camilapicolli
      8 de maio de 2019 at 9:17 PM

      Oi, Dyovania! Sim, tem Uber. Acho que é bem tranquilo pra ir nas praias perto de Waikiki. :)

  • Alexsander
    17 de fevereiro de 2019 at 4:27 AM

    Estou indo dia 1 de março. Você acha que consigo pegar praia com ondas mais calmas?? Minha intenção não é surf.

    • camilapicolli
      17 de fevereiro de 2019 at 3:40 PM

      Oi, Alexsander! Consegue sim! Eu cheguei dia 31 de março e não tinha mais nada de ondas. Acho que um pouco antes já vai estar ok. :)

  • Jessie
    16 de fevereiro de 2019 at 3:39 PM

    Que arraso, mila!!! Minha ansiedade agora aumentou ainda mais kkkkkk amei todas as dicas e os mínimos detalhes! Principalmente sobre as boias, cadeiras etc :) to levando snorkel. Brigadao e depois te conto tudo q conseguirmos fazer ❤️

    • camilapicolli
      16 de fevereiro de 2019 at 6:43 PM

      Oi, Jessie! Obaaaa! Isso, me conta. Vou adorar. :) Boa viagem.

  • Felipe
    22 de janeiro de 2019 at 11:49 AM

    Obrigado pelas dicas! Mas pagar 15 dolares para alguem te recepcionar no aeroporto é bem carente né! haha

    • camilapicolli
      24 de janeiro de 2019 at 3:29 PM

      Hahahahaha, muito bom!

  • Marcela
    2 de maio de 2016 at 7:19 AM

    Que fotos lindas!!
    Eu acho que Seattle fica num lugar muito, muito estratégico pra conhecer vários lugares incríveis! Tem o Havai, o Alaska, Vancouver e as lindas Montanhas Rochosas… O Oregon!!

    Acho que se pudesse escolher um lugar pra morar aí, Seattle certamente estaria no topo da minha lista!

    :)

    Beijão!

    • camilapicolli
      2 de maio de 2016 at 12:34 PM

      Tem razão, Marcela! Mas eu sou suspeita, né? hahaha. Beijos

  • Rita Copetti de Queiroz
    1 de maio de 2016 at 11:44 PM

    Quero ir pro Hawaii Camila! Adorei o post, cheio de dicas super úteis.
    Ahhh esse ano vi uma amiga que foi e comprou as boias pra levar pra praia, e ela tirou uma foto onde o mar estava cheinho de boias coloridas de cinco dólares! Achei muito legal!

    • camilapicolli
      2 de maio de 2016 at 7:02 AM

      Tu vai amar, Rita! E sim, todo mundo compra as bóias… kkkk. Que bom que tu está me lendo! Muito obrigada por acompanhar. Super beijo

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →