7 coisas para fazer em Toronto no inverno

Dizem que Toronto  é a Nova Iorque canadense. Considerando o que vi de atrações culturais, bares, restaurantes, imigrantes e turistas, acho que é mesmo!

Nós fomos no inverno e chegamos no meio de uma nevasca. Foi muito interessante e bonito, porém tivemos que adaptar um pouco a nossa programação e fazer mais coisas “indoor” .

De certa forma, eu acho que o inverno em Toronto tem as suas vantagens. Além da neve deixar a cidade super charmosa, os valores de hotéis e vôos ficam mais baixos. Se você gosta de frio, vai se divertir bastante.

Neste roteiro indico 7 coisas para fazer no frio de Toronto :).

Vista do avião quase chegando em Toronto. Tudo bem branquinho lá embaixo (ok, o vidro estava bem sujo)

Vista do avião quase chegando em Toronto. Tudo bem branquinho lá embaixo (o vidro estava bem sujo)

IMG_0918

Chegando na "praia"

1) CN Tower

A CN Tower, é uma torre de observação e comunicação e um dos pontos turístico mais famosos do Canadá. Até 2007, era a torre mais alta do mundo, até que a Burj Khalifa (Dubai) foi construída e tirou o seu posto.

IMG_1056

CN Tower

O valor para conhecer o primeiro deck de observação, chamado de Main Pod, é C$36. Neste andar, com 350 metros de altura, fica o glass floor (chão de vidro). A vista lá de cima é linda. Dizem que, se o céu estiver bem limpo, é possível ver Niagara Falls (que fica a 100km de distância). Se o dia estiver bonito, vale muito a pena conhecer.

Quem quiser subir um pouquinho mais, pode pagar C$12 extras e visitar o Sky Pod, que fica a 477 metros do chão.

IMG_1048

No primeiro deck de observação encontra-se o chão de vidro (350 metros de altura). Eu fiquei tensa até para fazer as fotos.

IMG_1050

Consegui colocar só 1 pé no vidro .. mas tá valendo! Olhem o tamanho dos carros lá embaixo (e muita neve acumulada)

Endereço: 301 Front St W, Toronto, ON M5V 2T6, Canada
Funcionamento: Segunda a domingo, das 9:00 às 22:30.

Ao lado da CN Tower fica o Roger Centre, um estádio de baseball e futebol americano. Eu não entrei, mas achei a fachada linda! Na parte externa tem uma escultura muito bacana do artista Michael Snow, chamada “The Audience”. Ele reproduziu vários torcedores num jogo, achei muito legal os gestos de cada um deles.

Olhem que lindo!

Olhem que lindo!

2) Casa Loma

A Casa Loma, inaugurada em 1914, é um palacete com a aparência de castelo europeu e atualmente abriga um museu. Quando foi contruída, era residência do financista Sir Henry Mill Pellatt.

O “castelo” tem 98 peças e quando inaugurado era a maior residência da América do Norte. A casa tinha 59 telefones e, naquela época, o operador do castelo completava mais ligações que toda a cidade de Toronto.

O passeio pela casa é muito legal: cômodos todos decorados, passagens secretas, um túnel, torres, estábulos e um jardim que dizem ser lindo (mas como tinha nevado nós não vimos).

Atualmente, a Casa Loma é um cenário popular de filmes e séries de TV. Algumas partes do X-Men foram gravadas lá.

Quarto da Lady May Pellatt – esposa do Henry. Eles dormiam em quartos separados . O dela parecia de boneca.

Todos os quartos tinham sua própria sala de estar, com lareira, piano, etc. Este era um dos quartos de hóspedes.

Vista da Casa Loma

Vista da Casa Loma – dá pra ver a CN Tower :)

Valor: C$25
Endereço: 1 Austin Terrace, Toronto, ON M5R 1X8, Canada
Funcionamento: Segunda a domingo, das 9:30 às 17:00.

3. AGO (Art Gallery of Ontario)

Amei esta galeria de arte. Confesso que não sou uma super conhecedora do assunto, mas a galeria tem uma coleção muito interessante.

AGO

AGO

IMG_7584

AGO

O que mais me chamou atenção foi a exposição de fotografias. A coleção abrange a história da mídia desde 1840 até os dias de hoje e inclui mais de 40.000 obras. Sem falar nas primeiras fotografias publicitárias! Óbvio que eu amei.

A arquitetura da AGO é um show a parte.

2013-09-02 Toronto2

Escadas internas da AGO … lindas e cheias de curvas :)

Galleria Italia - AGO

Galleria Italia – AGO

Valor: C$19,50
Endereço: 317 Dundas St W, Toronto, ON M5T 1G4, Canada
Funcionamento: terça a domingo, das 10:30 às 17:00.

4) Niagara Falls

Quando a neve parou e o sol voltou, começamos a fazer passeio na rua. Tava bem frio (-10 graus), mas os dias lindos davam vontade de sair.

Niagara Falls fica a 1h30 de carro saindo de Toronto, por isso é um passeio super bom para fazer em 1 dia.

Eu em Niagara Falls :)

Niagara Falls :)

Como era inverno, as cataratas tinham muitas partes congeladas e alguns serviços não estavam funcionando (como o passeio de barco, chamado de Maid of the Mist e as passarelas de observação). Mesmo assim, valeu a pena. As paisagens são lindíssimas.

Roteiro Toronto-1

Roteiro Toronto-2

Roteiro Toronto-3

Roteiro Toronto-6

A região é cheia de vinícolas e nós almoçamos em uma delas, na cidade vizinha, chamada de Niagara-on-the-Lake. O lugar era uma graça e a comida deliciosa. Obviamente as parreiras estavam peladinhas.

5) High Park

No dia em que eu fui no High Park estava bem frio, mas com um sol lindo. Era domingo e, para a minha surpresa,  várias famílias passeavam por lá, mesmo com as temperaturas negativas.

O parque tem 161 hectares e oferece diversas atividades esportivas, culturais e educacionais. Tem também jardim zoológico, jardim botânico e muitas trilhas. Na primavera dizem que ele fica lindo, muitos turistas vão para lá ver o florescer das cerejeiras.

Eu caminhei bastante e achei super bonito. Mas não tinha cerejeiras e o lago estava congelado. Pelo menos peguei um solzinho!

Roteiro Toronto-9

Dá para ver o lago congelado no fundo desta foto.

 

6) Toronto Island

Toronto Islands é uma cadeia de pequenas ilhas que ficam bem perto do centro da cidade. Para chegar nelas pega-se uma balsa de 15 minutos – C$7 ida e volta por pessoa. No verão, as ilhas são o destino da população local e oferecem diferentes atividades de lazer: praia, trilhas, aluguel de caiaques, SUP, bicicletas, etc.

Por que eu fui lá no inverno? Pois é, não tinha muito o que fazer: o comércio estava fechado, a praia cheia de neve e até o serviço de balsas estava limitado. Mas a vista da cidade é linda! Esta é o melhor local para fotografar a skyline de Toronto.

Toronto Financial District Skyline

Vista da balsa: Toronto Financial District Skyline

IMG_7063

CN Tower vista da ilha

7) Jogo do Toronto Raptors

Outra dica é pesquisar por shows, peças de teatro e eventos de esportes na época em que você estiver lá. Nós fomos em um jogo de basquete da NBA (os times canadenses jogam o campeonato americano). Foi super bacana. O estádio estava cheio e o time da casa, chamado de Toronto Raptors,  ganhou do Charlotte Bobcats de 92 a 78.

Queríamos ter ido em um jogo de ice hockey, que é o esporte mais popular no Canadá, mas não conseguimos ingressos.

Roteiro Toronto-7

Jogo de basquete em Toronto

Roteiro Toronto-8

Informações extras

Onde ficar:
Nós ficamos em Downtown, numa região conhecida como Old Toronto. A localização do hotel era ótima. Conseguimos fazer muitas coisas a pé e o metrô era super pertinho. Aliás, adorei o metrô de Toronto. Bem organizado e fácil de usar.

Onde comer:
Uma das coisas que mais me encantou é a diversidade cultural da cidade: 49% da população de Toronto nasceu fora do Canadá. Como consequência, a gastronomia lá é super rica! Tem muitos bares e restaurantes. Para todos os bolsos e gostos.

3 Comentários

  • LUCIANO DIAS NASCIMENTO
    6 de dezembro de 2018 at 3:18 PM

    É seguro dirigir no inverno até Niagara? Nunca dirirgi na neve.

    • camilapicolli
      7 de dezembro de 2018 at 9:21 AM

      Oi Luciano!
      Sim, eles limpam bastante as estradas e fica bem tranquilo.

  • Pingback: High Park, jogo do Raptors e neve na despedida de Toronto… | Livre e Leve

LEAVE A COMMENT

Guias em Seattle

Categorias

Sobre a Blogueira

Camila Picolli

Sou Camila Picolli, publicitária, gaúcha e moro em Seattle desde 2011...mais →