Realmente chove muito em Seattle?

Realmente chove muito em Seattle?

Descobri que eu não sou a única “chata” teimando que aqui não chove taaaaaaanto assim. Existem muitos fóruns e blogs sobre o clima em Seattle. Para vocês terem uma ideia, Seattle é a 44ª cidade americana em volume anual de chuva. Em Houston, New Orleans, Memphis, Nashville, New York, Philadelphia, Miami e Boston chove mais do que aqui  a diferença é que a chuva em Seattle é “espalhada”, ou seja, chove mais dias no ano, mas o volume é bem menor. Isso explica também porque os nativos não usam guarda-chuvas: eles acham que não vale a pena carregar o acessório para se proteger da fraca garoa.

Alguns corajosos dizem que ser a “capital mundial da chuva” é puro mito ou conspiração. A mídia ajuda nesta fama: produções como Sintonia do Amor (Sleepless in Seattle), Frasier, The Killing e Greys Anatomy ilustram uma cidade chuvosa. Segundo o Wikipedia, a fama pode vir da grande quantidade de dias nublados no ano. Dias nublados fazem as pessoas acreditarem que a chuva está por vir,  mas em Seattle nem sempre isso acontece.

Outra explicação interessante é de que a cidade criou o mito da “chuva todos os dias” para evitar que muitas pessoas se mudassem para cá. Segundo esta teoria, a cidade não tem infraestrutura para um crescimento em grande escala. Como a qualidade de vida aqui é considerada uma das melhores nos Estados Unidos (em 2012 ficou em segundo lugar, perdendo apenas para San Francisco), o mito de ser uma cidade chuvosa poderia afastar novos moradores. Será?

Durante 1 ano eu contei os dias nos quais eu vi chuva (sim,  fiz isso!). Aqui está o resultado:

Novembro 2011 – 15 dias com chuva
Dezembro 2011 – 11 dias com chuva
Janeiro 2012 – 17 dias com chuva
Fevereiro 2012 –19 dias com chuva
Março 2012 –22 dias com chuva
Abril 2012 – 10 dias com chuva
Maio 2012 – 10 dias com chuva
Junho 2012 – 9 dias com chuva
Julho 2012 – 5 dias com chuva
Agosto 2012 – sem chuva!!  total de 48 dias consecutivos (de 23 de Julho a 08 de Setembro)
Setembro* – 9 dias com chuva
Outubro* – 13 dias com chuva

Total da minha contagem: 130 dias com chuva. Porém, realmente este ano foi considerado mais seco do a média, quase batemos o recorde de 1951,  ano que teve 51 dias consecutivos sem chover.

* Nos meses de Setembro e Outubro eu não consegui contar, por isso utilizei a média dos últimos anos.

Vamos a alguns dados oficiais

– Média de dias com chuva por ano – 150
– Quantos dia de sol sem nuvens – média de 58 por ano
– Número de dias nublados (sem contar os com chuva) – em torno de 75
– Número de dias parcialmente nublado ou com sol e nuvens – 81 por ano

Agora eu prometo que não toco mais nesse assunto :P.

chuva em seattle
Só no dia de hoje já tivemos todos os cenários: choveu, ficou nublado e agora abriu sol … :)

Guias brasileiras em Seattle

Planejando uma viagem para Seattle? Venha passear conosco!
Conheça Seattle com quem mais ama e entende da cidade. Temos várias opções de passeios e também fazemos tours personalizados.

Mande e-mail para contato@guiasemseattle.com ou visite a nossa página para saber mais.

18 thoughts on “Realmente chove muito em Seattle?

  1. Cara, na lista de seriados faltou The Killing, que é o seriado mais chuvoso de toda a vida. Sério. É ridícula a quantidade de chuva que aparece por lá, e não é garoa, não. É chuvona o tempo todo, os atores tão sempre uns pintos molhados a história inteira. Chega a cansar. Num tem um raio de sol em duas temporadas inteiras!!!!

    1. Verdade, Marla! Vou atualizar o post. É que eu escrevi em 2012, acho que o seriado nem existia ainda, hahaha. Hora de revisar, haha.

  2. Eu, apesar de viver reclamando, também acho que em Londres não chove tanto assim! Muitos dias nublados, verdade, mas chuva mesmo… pena que isso não afasta as pessoas e a qualidade de vida aqui está caindo muito porque a cidade está com superlotação! Ontem, depois de um vinhozinho, abri o coração no Snapchat! Saudades de uma Londres mais vazia… Beijos e um dia ainda vou conhecer Seatlle…

    1. Pois é Tina, todo mundo quer morar em Londres mesmo. Vem nos visitaaaaar! Vou lá olhar teus snaps. Beijocas

  3. Notei essa questão da chuva em várias séries que foram filmadas na região. Inclusive algumas cenas externas na cidade de White Pine Bay da série Bates Motel. Incrível nas 4 temporadas da série o que se via era chuva, chuva que eram de fraca intensidade e outras de moderada sempre com trovoadas. Chegava a ser estranho e realmente os atores e os a a população da cidade, não usava, guarda chuva kkk.

  4. Quando vi aquela imensa quantidade de chuva na série The Killing, pensei realmente quero mudar para Seattle. Agora vc me desanimou…rsrsrs..eu adoro chuva ..bjs

  5. Chove bastante na série the killing pq se passa em 25 dias corridos (1 e 2 temp.), mas realmente fui verificar.. pq odeio chuvarada!

  6. No seriado The O.C. um dos protagonistas disse a uma das girls que iria embora para Seattle, que era um lugar sempre chuvo, escuro e umido. Eu nao entendi o porque, mas agora dá pra entender um pouco de como funciona!
    Eu amo chuva, entao sou suspeita para falar !!
    Eu adoraria conhecer!!
    Beijos! Adorei seu blog :)

    1. Ah, obrigada – fico feliz que gostou. Eu amo morar aqui, sou suspeita. Mas realmente algumas pessoas não aguentam a chuva :O.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.